Pode parecer óbvio, mas muita gente não lava o biquíni assim que chega em casa (ou no quarto do hotel, se estiver viajando). Além de ser prejudicial para a saúde da sua pele, isso pode danificar a peça.
Por isso, o ideal é lavar o biquíni assim que você sair da praia ou da piscina. Desse modo, você evita que o sal, o cloro e outras impurezas fiquem acumuladas nele.
Como lavar biquíni? Não tem mistério: use água fria e sabão neutro e enxágue bem para não deixar resíduos. Não use amaciante. Esse produto não é aconselhado para as peças de moda praia, pois pode alterar a cor do tecido e sua elasticidade.
2. Não deixe o seu biquíni de molho. Deixar o biquíni de molho por muito tempo é a receita certa para acabar com a beleza da peça. Isso porque a exposição prolongada ao sabão danifica as fibras do tecido e deixa a peça esgarçada. Logo, nada de esquecer seu biquíni mergulhado em uma bacia, viu? Lave e enxague rapidamente.
3. Não use máquina de lavar. Máquinas de lavar roupa costumam ser muito agressivas para as peças de moda praia e podem danificar o tecido. Ainda assim, se você resolver usar a máquina, use os sacos próprios para lavar roupas íntimas e coloque na modo de lavagem delicada, sem deixar de molho.
4. Não torça o seu biquíni. Depois de lavar, você não deve torcer o biquíni para remover o excesso de água. Apenas esprema as peças, com as mãos, em uma toalha limpa. Dessa forma, você evita danificar o tecido e conserva sua elasticidade.
5. Seque à sombra. Assim como a máquina de lavar roupas, a secadora também costuma causar danos irreparáveis às peças de moda praia. O calor excessivo estraga o tecido e faz com que a peça perca sua forma. Portanto, deixe o biquíni secar naturalmente, à sombra e em um local bem ventilado.
6. Guarde corretamente. Para evitar que suas peças fiquem amassadas ou deformadas, é importante fazer o armazenamento do biquíni de forma correta. E cada modelo de biquíni tem um jeito certo de guardar, sabia?
Biquínis com aro e meia-taça devem ser guardados abertos, sem dobras ou sobreposições dos bojos.
Já os biquínis sem estrutura, como os cortininhas, por exemplo, podem ser dobrados de forma que os bojos fiquem encaixados.
Tome cuidado com os elásticos; eles não devem ficar esticados para não perder sua função de segurar a peça no corpo. Guarde seus biquínis — totalmente secos — em local arejado e sem umidade para não criar mofo e ficar com mau cheiro.
7. Cuidado ao sentar em superfícies ásperas. Quando estiver usando o seu biquíni, evite se sentar em superfícies ásperas, como bordas de piscina em pedra, concreto ou madeira, e até mesmo na areia da praia. Seu biquíni pode ficar cheio de bolinhas de desgaste, com fios puxados e pequenos furos ou rasgos. Se não tiver outra opção, cubra a superfície com uma canga ou toalha.
8. Evite o contato com bronzeador e protetor solar. Bronzeadores, autobronzeadores e protetores solares podem manchar o seu biquíni com marcas difíceis de sair. Porém, isso não é desculpa para deixar de proteger sua pele, viu? Por isso, se possível, espere alguns minutos após a aplicação dos produtos antes de vestir o biquíni. E, na hora de reaplicar, quando já estiver exposta ao sol, é só tomar cuidado.
É isso miga! E se restou alguma dúvida sobre os cuidados com sua peça, chama a gente aqui no Whatsapp ou instagram que te ajudamos prontamente! Ah, lembrando que se caaaaso essas instruções de cuidados sejam violadas ou nao sejam seguidas, nós nao nos responsabilizamos pela peça, ta bem?